Sunday, May 30, 2010

Cadê os estádios?

Faltam alguns dias para a Copa de 2010. Faltam quatro anos e alguns dias para a Copa de 2014 no Brasil. Cadê os nossos estádios? Eu já imaginava que, antes das eleições, não sairia nada mesmo. Vamos fazer tudo na última hora, com a FIFA botando pressão. Porém, este não é o maior problema.

A França ganhou o direito de sediar a Eurocopa 2016. Com a confirmação, foram anunciados quatro novos estádios de última geração e oito reformas. As obras começaram nesta semana mesmo. O glorioso Olympique Lyonnais finalmente terá o seu megacomplexo de entretenimento na periferia de Lyon. Clique aqui para conhecê-lo. O tradicional estádio de Gerland será usado para o rugby.

Há uma diferença importante em como os dois países vão se preparar para os torneios. A cidade de Lyon ganhou o direito de ser uma das sedes da Eurocopa. Ela teve que mostrar ao governo a qualidade do projeto, a sua viabilidade e vai ter que correr atrás do orçamento. Há dinheiro público sim, mas sairá a conta gotas dos orçamentos da cidade, do departamento, da região e da França. Como a iniciativa é local, a comunidade está de olho nos custos e nos impactos da obra.

Evidentemente, haverá desvios, como em qualquer lugar do mundo, mas nada comparável aos padrões brasileiros. Assim como fez no escandaloso Pan do Rio, logo mais, o governo brasileiro vai sacar o interminável talão de cheques em branco para montar a Copa e as Olimpíadas. Com esses dois eventos, a nossa única certeza é que alguns bilhões de reais vão sair dos nossos bolsos para serem divididos entre políticos e empreiteiros.


Foto: Para fechar as fotos do País Basco francês, mais uma foto Bayonne.
Post a Comment