Sunday, August 8, 2010

Camping


Comenta-se muito sobre o sucesso dos campings na França. Com o orçamento apertado, as famílias francesas buscam programas alternativos e deixam os seus estabelecimentos mais sofisticados para os endinheirados turistas estrangeiros. Além disso, os pacotes para as ex-colônias francesas são muito interesantes. Uma semana nas exóticas Ilhas Reunião sai bem mais em conta que uma passagem pela Côte d'Azur. Uma semana num Club Med tunisiano cabe no bolso de qualquer um.

O cinema e a mídia tem ajudado a amenizar o estigma do camping como alternativa turística muito popular (como se diz no Brasil, coisa de farofeiro). O filme "Camping", sucesso local de 2006, projetou o carismático comediante Franck Dubosc. Desde então, uma série de programas exploram a temática, sempre em torno do espírito de camaradagem entre aqueles dividem as suas férias num camping.

Fenômeno mais recente é a multiplicação dos campings '4 estrelas'. Nada de barracas ou trailers, mas longe dos serviços de um bom hotel. Com uma melhor infraestrutura e muito mais atividades de lazer, a classe média entrou de cabeça.



Fotos: Iniciando uma série de fotos oriundas dos meus passeios dominicais da última primavera, eis o Château de Septème, no Departamento de Isère. O castelo atual data do século XVI e está em ótimo estado de conservação. Trata-se de uma propriedade privada da família de Kergolay. O primeiro castelo do local é do século X. O nome Septème vem de Roma, pois o local era a sétima marca na ligação Milão-Vienne.



1 comment:

Felipe Pait said...

Essa história de ter preconceito contra coisa barata é coisa de país atrasado. Na N Inglaterra acampar é coisa de gente natureba, portanto classe alta. Quer dizer que na França é como no Brasil, a burguesada torce o nariz e não quer se misturar com gente pobre? Pensei que esse preconceito tinha caído em 68.......