Sunday, June 12, 2011

Revista do Cinema S1/2011


Por ter passado boa parte do primeiro semestre em São Paulo, o meu balanço do cinema possui alguns filmes que já passaram pelo circuito brasileiro, mas ainda possui 7, de um total de 17, que ainda estão para chegar. Foi um semestre de vários filmes muito bons, mas nenhum genial.

Entre os meus favoritos do semestre, há dois italianos. O primeiro já passou pelo circuito paulistano: "Mine vaganti" ("O primeiro que disse"). O trailer do filme engana um pouco, pois mostra uma cena muito engraçada e nos induz a esperar por um comédia mais hilária. Não é bem assim. Quem ainda não viu, não perca, pois é ótimo.

O segundo italiano chegará ao Brasil bem mais para frente. Trata-se de "Gianni e le donne", uma comédia de bom gosto, no clima de "Pranzo di ferragosto", já comentado neste blog. Ambos escritos, dirigidos e estrelados por Gianni di Gregorio, sem dúvidas, um talento do cinema italiano. A participação de Valeria De Franciscis, 95 anos, é uma atração à parte.

Os filmes destacados no Oscar e em Cannes dispensam comentários. Já fiz um post dedicado a Cannes, falando sobre o filme de abertura, "Midnight in Paris", e o vencedor da Palma de Ouro, "The tree of life". Mas, eu fico mesmo é com "O discurso do Rei", agraciado com o Oscar.

Dos filmes franceses, recomendo "Les femmes du 6ème étage", com o ótimo ator Fabrice Luchini. Outra comédia de muito bom gosto, mostando a vida de uma rica família francesa nos anos 60. O enredo se passa em torno da aproximação do personagem de Fabrice com as domésticas espanholas que ocupam o sexto andar do elegante edifício parisiense. Pelo menos dois outros filmes da temporada francesa exploraram o relacionamento patrão-empregada.

Minha última recomendação do semestre é o "The adjustment bureau" ("Os agentes do destino"), pois não há nada como um conto de Philip K. Dick bem adaptado para o cinema: "Blade runner", "Minority report" e "Total recall" estão aí para comprovar.


** The king's speech - UK/USA/AUS - Tom Hooper
** Mine vaganti - ITA - Ferzan Ozpetek
** Les femmes du 6ème étage - FRA - Philippe Le Guay
** Gianni e le donne - ITA - Gianni Di Gregorio 
** The tree of life - USA - Terrence Malick
** Midnight in Paris - USA/ESP - Woody Allen
** The adjustment bureau - USA - George Nolfi

* Inside Job - USA - Charles Ferguson
* Black Swan - USA - Darren Aronofsky
* Ma part du gâteau - FRA - Cédric Klapisch
* The Way Back - USA - Peter Weir
* Rango - USA - Gore Verbinski
* 127 Hours - USA/UK - Danny Boyle
* Rio - USA - Carlos Saldanha
* Little Fockers - USA - Paul Weitz
* Les émotifs anonymes - FRA/BEL - Jean-Pierre Améris
* Les petits mouchoirs  - FRA - Guillaume Canet



Foto: Aproveitando o feriado prolongado da semana passada, visitei algumas cidades francesas. Começo com Baume-les-Messieurs, pequena e bela cidade num vale circundado por falésias. A cidade fica no departamento do Jura, região da Franche-Comté. Na foto, uma vista do seu núcleo principal.

1 comment:

Nivaldo Sanches said...

Grande Fernando, excelentes dicas !

O que mais me entusiasma é o filme do diretor de Almoço em Agosto - gostei demais desse filme, vou procurar sua indicação por aqui.

Grande abraço !