Saturday, July 9, 2011

Hit parade

Usei o serviço "Blog2Print" para imprimir os meus posts de 2009. O resultado foi um livro muito bem acabado. Quase tudo automático e bem diagramado. Os comentários aparecem na sequência dos posts e as fotos são encaixadas no texto. Em formato pequeno, elas ficaram ótimas. Serviram de prova para uma futura impressão em tamanho maior.

As únicas surpresas foram os erros de digitação. Relendo uma dúzia de posts antigos, peguei alguns erros que escaparam da minha revisão. O que foi mais importante para realçá-los? O tempo ou a impressão em papel? Não sei, mas acreditem em mim. Se escrevi "os livro é bom", foi erro de digitação e não uma tentativa de inclusão social neste blog.

Entre os posts de 2009, está o meu post mais lido de todos os tempos. Nas estatísticas do Blogger, percebi que ele é acessado continuamente desde então. Entre tantas coisas interessantes que escrevi, por que um post tão vagabundo sobre a música francesa faz o maior sucesso?

Parei para investigar. Elementar, meu caro leitor. Quando se escreve na barra do Google "cantores franceses contemporâneos", o motor de busca aponta o meu post em primeiro lugar. Daí, a enxurrada de acessos, passados mais de dois anos da sua postagem.

Vejam o segundo parágrafo do post: "Há alguns dias, sugeri alguns cantores franceses contemporâneos". Dá para imaginar como o Google chegou à sua conclusão.


Foto: Inicio a série de fotos de Arbois, outra cidade da região da Franche-Comté, departamento do Jura. Os cartazes espalhados pela cidade celebravam o festival do vinho do Jura.

2 comments:

Felipe Pait said...

Curioso... fui olhar, e tem um post no meu blog que é acessado regularmente. São uns trocadilhos antigos e sem graça sobre "famosos economistas brasileiros". Quem sabe é um Google bomb tipo "miserable failure" ;-)

AA said...

Com certeza, "os livros é bom" foi consequência do pensamento ter começado com uma estrutura e terminado com outra :-).

Eu acho que imprimir ajuda sim para localizar erros, assim como ler de trás para frente (do último parágrafo para o primeiro), e dar um tempo entre a escrita e a revisão. Não que vc precise de nenhuma dessas dicas, já que ninguém vai nem notar esses pequenos erros considerando a qualidade das fotos e do conteúdo...

Com relação ao post mais lido, pra mim é mais uma evidência de como com o tempo os resultados do Google foram perdendo a eficácia. O link na primeira página se torna um "self fulfilled prophecy": pessoas clicam no link e o Google interpreta isso como um sinal que a página é mesmo relevante para a pesquisa. Enquanto isso, outros posts mais memoráveis vão ficando esquecidos..