Sunday, February 8, 2015

Lúgubre


O aparelho e a operadora são belgas, mas acabei configurando o celular em português mesmo. Alguns aplicativos estão em francês e outros em inglês. A maioria acompanha o sistema operacional e está em português, como o aplicativo de meteorologia.

Entre dias nublados, chuvosos e até mesmo ensolarados, o aplicativo Accuweather surprendeu-me indicando que os próximos dias serão de tempo lúgubre. Lúgubre?!

Fiquei mais impressionado com o uso da palavra em si do que pelo clima. Seus sinônimos mais comuns são sombrio, triste, fúnebre ou macabro. O que seria uma semana inteira de tempo lúgubre? Que medo! 

Lúgubre ficou na minha memória como clima londrino. Li os livros de Conan Doyle muito jovem e aquilo marcou para sempre. Eis que estou morando em Bruxelas, que não tem um clima muito diferente daquele do outro lado da Mancha.

Quando a gente vem para cá, todos fazem questão de lembrar os dias sombrios, cada vez mais frequentes a partir do outono: "Prepare-se para os infindáveis dias cinzentos!"

Se 2014 foi um ano atípico ou não, deixo para os meteorologistas.  Devo agradecer àqueles que me assustaram com a previsão de tempo lúgubre, brumas místicas ou escuridão perpétua. Tenho visto o sol com muito mais frequencia do que imaginava e ainda não esqueci que o céu é azul.



Foto: Bem perto de casa, os lagos de Ixelles (Étangs d'Ixelles) num dia cinzento, mas longe de ser lúgubre.

No comments: