Monday, August 17, 2015

Férias

Escrevo este post, por que estou de férias. Melhor dizendo, tirei um dia de férias nas férias. Faço um artigo, um post e acesso o e-mail. Amanhã, volto às férias!

Não achei nenhum grupo de brasileiros para ensaiar uma manifestação ou prestar solidariedade a vocês por aqui. Afinal, mesmo estando na França, estou num lugar que, não por acaso, chama-se Finistério. Em algum lugado do passado, era tido como o fim do mundo.

Um lugar da Bretanha muito tranquilo. Litoral cheio de pequenos portos e vilarejos de charme, talvez um pouco frio para os padrões brasileiros. As hordas de turistas vão até o Monte Saint-Michel e Saint-Malo, deixando a Gália Armorica - a terra de Asterix - principalmente para os locais.

Para ilustrar a tranquilidade, uma notícia do jornal de hoje. Numa das cidades das redondezas, os funcionários da agência do BNP Paribas esqueceram de fechá-la ao sair. O fato só foi percebido no dia seguinte, com a chegada do primeiro cliente.

O mais próximo de barulho foi a passagem da réplica da histórica fragata L’Hermione, de retorno dos EUA. Nesta manhã, pude vê-la contornando o litoral da Cornuália francesa. Eu e algumas centenas.

Antes das férias, fiz uma rápida visita ao Brasil. O suficiente para vê-lo afundando. Nesta passagem, começava mais uma onda de prisões decorrentes da Lava-Jato. Se todos os principais focos de corrupção forem explorados, a coisa ainda vai muito longe. Haja cadeia, ou ainda, haja culhões!

Se serve como consolo, acho que a nossa sociedade pode evoluir e, na retomada, escapar deste nefasto sistema de corrupção. Aos meus amigos do Brasil, parabéns pelas manifestações de ontem. Fora PT e cana neles!



Foto: As fotos das férias virão mais para frente. Por enquanto, algumas fotos de Paris e Lyon tiradas em 2015. Acima, o jardim japonês do “Jardin d’Acclimatation” em Paris.
Post a Comment