Saturday, December 12, 2009

Revista do cinema - S2/2009

Final de ano, hora da revista cinematográfica do segundo semestre de 2009. O campeão, o filme austríaco "A fita branca" já mereceu um post exclusivo em 7/11/09. O vencedor da Palma de Ouro é um filme de outra categoria, uma obra de arte. O resto é divertimento.

Entre as melhores diversões, finalmente posso destacar três filmes franceses. "Le concert" é uma excelente comédia em torno do Concerto para Violino de Tchaikovsky. Pena que o filme abusa do pastelão, poderia ter sido ainda melhor. Talvez seja exatamente por isso que caiu nas graças do público. A atriz Melanie Laurent (Inglorious basterds) faz dupla com o russo Alexei Guskov. Outro filme de temática russa, "L'affaire Farewell" conta uma história real de espionagem do fim da URSS. Destaque para uma dupla de atores ainda melhor: O excepcional Emir Kusturica e Guillaume Canet. Apesar das duas ótimas histórias, o melhor filme francês do ano foi "A l'origine", que conta como um malandro deu um golpe numa cidade inteira. Todos esses filmes chegarão ao Brasil daqui a alguns meses, mas num circuito muito reduzido. Recomendo os três.

Entre os americanos, apenas duas comédias bem diferentes: Os últimos filmes de Woody Allen e Quentin Tarantino. "Whatever works" é daqueles filmes de Woody Allen dos bons tempos. Até que enfim um bom intérprete para o papel de judeu neurótico de NY, Larry David, o lendário produtor de Seinfeld. Já o filme de Tarantino dispensa comentários, tamanha a sua repercussão.

Decepcionado com a nova criação de Jean-Pierre Jeunet (de "Amélie Poulain"), "Micmacs à tire-larigot". Apesar da presença do comediante mais popular da França (Danny Boon) e do melhor ator (André Dussollier), o filme é totalmente infantil. O mesmo Dussolier emprestou seu talento ao último filme de Alain Resnais, "Les herbes folles", que deixa a desejar.

*** Das weisse Band - AUT - Michael Haneke

** Whatever works - USA - Woody Allen
** A l'origine - FRA - Xavier Giannoli
** Le concert - FRA - Radu Mihaileanu
** Inglourious basterds - USA - Quentin Tarantino
** L'affaire Farewell - FRA - Christian Carion

* The reader - USA - Stephen Daldry
* The informant - USA - Steven Soderbergh
* Les herbes folles - FRA - Alain Resnais
* Micmacs à tire-larigot - FRA - Jean-Pierre Jeunet
* Le syndrome du Titanic - Jean Albert Lièvre/Nicolas Hulot
* Public enemies - USA - Michael Mann
* Bancs publics - FRA - Bruno Podalydès
* State of play - USA - Kevin Macdonald
* Ice age: Dawn of the dinosaurs - USA - Carlos Saldanha


Foto: Perto de Lons-le-Saunier (Franche-Comté), o Château d'Arlay. O castelo do século XVIII não é historicamente dos mais relevantes, mas o conjunto merece ser visitado. Jardins, parque e o centro de criação de aves de rapina são uma atração considerável.

No comments: