Monday, December 27, 2010

Revista do cinema - S2/2010

Neste segundo semestre, entre tantas viagens, minha frequência ao cinema foi sacrificada. De qualquer forma, o melhor da temporada, "Des hommes et des dieux", já inspirou dois posts e dispensa novos comentários. Aproveito para lembrar que a produção franco-russa "O concerto", presente na minha seleção de 2009, está em cartaz nos cinemas paulistanos. O filme é uma das melhores opções do momento.

Além de "Des hommes et des dieux", dei a minha classificação máxima a "Inception" (No Brasil, "A origem"). Talvez tenha sido generoso, pois gosto muito da temática do filme. Não o considero como complexo, pelo contrário, ainda teria espaço para maior sofisticação, com evidente sacrifício de público. Gosto dos filmes abertos, com margem para diversas interpretações. Estava na França quando do seu lançamento, onde foi muito bem avaliado, o que é raríssimo para produções desse tipo.

Contrastando com a dramaticidade de "Des hommes et des dieux" e a imaginação de "Inception", cito duas produções mais modestas, porém bem dirigidas: "You Will Meet a Tall Dark Stranger", de Woody Allen, me decepcionou. Apesar dos bons atores, o enredo é bobo demais. "Tamara Drewe", de Stephen Frears, é muito mais eficaz em transformar uma idéia simples num ótimo filme, mesmo com um elenco quase que desconhecido. Fica a dica.


*** Des hommes et des dieux - FRA - Xavier Beauvois
*** Inception - USA/UK - Christopher Nolan

** The Social Network - USA - David Fincher
** Tamara Drewe - UK - Stephen Frears

* You Will Meet a Tall Dark Stranger - USA - Woody Allen
* Dinner for Schmucks - USA - Jay Roach
* Crime d'amour - FRA - Alain Corneau
* Eat Pray Love - USA - Ryan Murphy
* L'italien - FRA - Olivier Baroux
* L'autre monde - FRA - Gilles Marchand


Foto: Vista da entrada do Château de Bussy-Rabutin, na Borgonha. O castelo é originário do século XII, mas foi totalmente reformado a partir do século XV.

No comments: